História



A história da AMRY iniciou com a luta de uma avó que enfrentava dificuldades de conseguir para sua neta com paralisia cerebral um atendimento digno, desta luta surgiu o sonho de criar na Restinga um local a onde crianças e adolescentes com deficiência recebessem um atendimento adequado. Outras pessoas no bairro com as mesmas necessidades se aliaram a causa e em 2005 foi fundada a Associação de Mães Rita Yasmin (AMRY) que passou a ter uma sede provisória em duas peças da casa de Dna. Antonia. Os resultados deste trabalho foram muito positivos conquistando a simpatia da comunidade e de empresários que se sensibilizaram com a causa e ajudaram na obtenção do necessário para construir uma sede para a associação. Em 2013 foi construída a sede da AMRY em terreno cedido pela prefeitura. Em 2016 a AMRY foi declarada Instituição de Utilidade Pública pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre.
A AMRY vem ajudando crianças, adolescentes com necessidades especiais e prestando auxilio às suas famílias. Com a ajuda de colaboradores, voluntários, doações a associação tem prestado serviços a comunidade, ajudando a crianças e obtendo grandes conquistas. Muitas crianças vêm conquistando avanços que antes não podiam alcançar, pois não tinham acesso aos recursos. O objetivo da AMRY é exatamente este, proporcionar que as crianças com deficiência tenham acesso a profissionais como, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, enfim, para que possam conquistar mais autonomia e melhor se inserir na sociedade, assim como também ajudar as suas famílias a conhecer seus direitos e a lutar por eles. O sonho vem sendo realizado a partir no momento em que a AMRY vem conseguindo atender e beneficiar as pessoas que procuram a instituição.
Por ser uma ONG a AMRY conta com recursos escassos para a manutenção do atendimento a estas crianças e suas famílias, para que esta história continue e este trabalho se mantenha, precisamos de ajuda constante. Ajude a realizar este sonho de melhorar a vida destas pessoas, seja solidário e faça parte desta história de conquistas, acolhimento, acessibilidade e inclusão.